terça-feira, 1 de setembro de 2009

LAZER, TRABALHO E CULTURA LÚDICA

Na aula do dia 25/08/09 foi realizada as apresentações dos trabalhos, sobre o Lazer, Trabalho e Cultura Lúdica.
No decorrer das apresentações pode-se observar as diferenças entre as classes sociais quando o assunto é lazer. Observou-se que muitos entrevistados relaciona o dinheiro com o lazer, em contra partida outros relaciona com as coisas simples da vida, como um simples passeio na praia, caminhadas com animais de estimação...
Assim o lazer está entrelaçado na sociedade, indo até a compreensão do lazer automatizado dos dias atuais, que essa automatização faz do lazer uma indústria, uma operação onde as diversas peças formam um sistema, seja turismo, ou esporte ou qualquer sorte de divertimento. Se analisarmos o lazer da perspectiva apenas de entretenimento, percebemos que o homem tornou-se apenas receptor de uma cultura massificante, que aliena, conduzindo-o a uma fuga da realidade.
Contudo o lazer pode colaborar com a construção de uma nova realidade, desde que não seja considerado como um fenômeno isolado, mas como um dos elementos que compõe e interage na natureza social. Fazendo um lazer promissor, não pela lógica do mercado, mas originado de uma experiência cidadã, com responsabilidade solidária, includente para todas as dimensões de nossa vida sociocultural, provido de sentido e finalidade para o ser humano.

Um comentário:

  1. Realmente, existe esta associação entre a condição financeira do indivíduo e o lazer que esta pode proporcionar. Contudo, se prender somente a questões monetárias acaba fazendo com que as pessoas acabem perdendo as coisas simples da vida. Como a autora descreve, uma simples caminhada pode ser considerada uma atividade prazerosa, um momento de lazer, se a pessoa assim desejar!

    Abraços,
    Priscila de Andrade.

    ResponderExcluir